Habilitações Académicas:

. Doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura, área de especialidade de Estudos Portugueses, com a dissertação Conversão e Conversabilidade. Discursos da missão e do gentio na documentação do Padroado Português do Oriente (séculos XVI e XVII), realizada sob a orientação do Professor Doutor Carlos Margaça Veiga, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, defendida a 27 de Julho de 2011, aprovada com distinção e louvor (investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/31027/2006).

. Mestrado em Estudos Românicos, área de especialização de Cultura Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, grau obtido em 3 de Fevereiro de 2006, com a dissertação D. Gaspar de Leão e o Desengano de Perdidos: estudo histórico‑cultural, realizada sob a orientação da Professora Doutora Maria de Lourdes Cidraes e do Professor Doutor Carlos Margaça Veiga, classificação final de Muito Bom (investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – SFRH/BM/19553/2004).

. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, concluída em 10 de Julho de 2002, com a média final de 16 valores.

 

Formação complementar:

 ·        Curso de Formação Contínua – Paleografia e Edição (1500-1800), em 12 sessões, num total de 24 horas, de 2 de Março a 9 de Abril de 2009, coordenado pela Professora Doutora Ana Cristina da Costa Gomes, certificado pelo Centro Científico e Cultural de Macau, I.P. / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.  

·        Curso de Formação Contínua – Iniciação à Paleografia Moderna e Edição de Textos (1500-1800), em 12 sessões, num total de 24 horas, de 20 de Outubro a 26 de Novembro de 2008, coordenado pela Professora Doutora Ana Cristina da Costa Gomes, certificado pelo Centro Científico e Cultural de Macau, I.P. / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Investigação em curso

·   O Mito do Turco. Discursos e representações do Império Otomano na Cultura Portuguesa Moderna (séculos XV-XVIII).

 

Outros trabalhos em curso

·        Edição textual e tradução do manuscrito De Disciplina Cristiana (Biblioteca Nacional de Portugal, cod. 4564), de Frei Marcos de Lisboa, a ser publicada pelo Centro Inter‑Universitário de História da Espiritualidade da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

 Outras competências / actividades

     .   Membro e Bolseiro de Investigação do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

·   Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

·   Membro do Centro Inter-Universitário de História da Espiritualidade da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

·    Membro da Comissão nomeada pelo Ministério da Cultura Português para as Comemorações do Centenário do nascimento de Agostinho da Silva, que decorreram entre 13 de Fevereiro de 2006 e 13 de Fevereiro de 2007 (http://www.agostinhodasilva.pt/images/docs/2006%20prog.pdf).

 

 Colaboração em projectos de investigação

·      Co-coordenador do projeto Corpus Lusitanorum de Pace: a contribuição de Portugal para a escola peninsular da paz (séculos XVI e XVII), do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, dirigido pelo Professor Catedrático Pedro Calafate, coordenado pela Professora Doutora Ana Maria Tarrío e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/FIL-ETI/119182/2010). Participámos na elaboração do corpus e na identificação e recolha de testemunhos manuscritos; neste momento, colaboramos na transcrição, edição e tradução dos textos de António de Santo Domingo.    

·      Participação no projeto A Questão de Deus. História e Crítica, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenado pela Professora Doutora Maria Leonor Xavier e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/FIL/64249/2006) com os trabalhos:

- «O estatuto do divino no estoicismo de Séneca», integrado no ponto I – A Antiguidade da Questão de Deus.

- «A questão de Deus na Literatura Mística Portuguesa do séc. XVI», integrado no ponto III. 1. – Teologia Negativa e Mística.

- «Cristologia e Teologia  nos Tratados de Prisciliano», integrado no ponto VIII. 4. - Algumas ideias de Deus em questão com a Filosofia

·    Membro da equipa constituída para a organização, transcrição e edição do espólio de Agostinho da Silva, no âmbito do projeto Agostinho da Silva – estudo do espólio, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e da Associação Agostinho da Silva, coordenado pelo Professor Doutor Paulo Borges e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCI/FIL/60850/2004). (http://www.agostinhodasilva.pt/index.php?option=com_content&task=section&id=8&Itemid=38)

·    Colaboração, ao longo de 2002, na transcrição de manuscritos do espólio de José Marinho, no âmbito do projeto José Marinho: estudo do espólio – Fase IV,  da Universidade de Évora e da Biblioteca Nacional de Lisboa, coordenado pelo Professor Doutor Jorge Croce Rivera e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-POCTI FIL/35125/00) (edição em curso na Imprensa Nacional – Casa da Moeda).

 

 Comunicações orais

·      «Madeira na rota da missionação do Oriente», comunicação apresentada no Congresso Internacional 500 Anos – Diocese do Funchal, A Primeira Diocese Global – História, Cultura e Espiritualidades, realizado no Casino Park Hotel e na Universidade da Madeira e organizado pelo CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa e pelo CHAM – Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, no dia 17 de Setembro de 2014.

·      «Rewriting and Drawing Prophecy in the End of the XVIIth century: Félix da Costa’s Liber Vnicus», comunicação apresentada na Conferência Revisiting Early Modern Prophecies (c1500-c1815), organizada por Ariel Hessayon e Lionel Laborie (Research Group in Early Modern Religious Dissents & Radicalism), na University of London, Goldsmiths, no dia 26 de junho de 2014. 

·      «A concepção de Paraíso em discussão, na literatura anti-islâmica do início da Modernidade», comunicação apresentada no 5.º Seminário Redenção e Escatologia no Pensamento Português, organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia da FCH da UCP e pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, no dia 29 de maio de 2014.

·      «Temas e autores eslavos na obra de Félix da Costa», comunicação apresentada na VII.ª Conferência Internacional da série Iberian and Slavonic Cultures in Contact and Comparison, organizada pelo Centro de Línguas e Culturas Eslavas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, CompaRes, e CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 14 de maio de 2014.

·      «O Sultão de Maquiavel: o Império Otomano na literatura política portuguesa dos séculos XVI e XVII», comunicação apresentação no Colóquio Internacional 500 anos d’O Príncipe, de Maquiavel: passado e futuro da política, organizado pelo CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa e pelo Instituto de História do Direito e do Pensamento Político da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, nos dia 22 de novembro de 2013.

·      «A recepção dos decretos tridentino no Arcebispado de Goa», comunicação apresentada no Congresso Internacional Concílio de Trento. Restaurar ou Inovar. 450 anos de História, organizado pelo CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, Instituto de História e Arte Cristã da Arquidiocese de Braga, Centro Científico e Cultural de Macau, Universidade Católica Portuguesa, na Colunata de Eventos do Bom Jesus de Braga, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2013. 

·       «Rome as Ur Caldeorum: an inquiry on the Diocese of Angamale (1596), in the brink of the Synod of Diamper», comunicação apresentada no colóquio Apostles and Heresiarchs, no Warburg Institute da Universidade de Londres, organizado pelo Professor Doutor Peter Mack e pelo Mestre Paolo Aranha, no dia 26 de Abril de 2012.

·      «Gallaecia e Prisciliano na Monarquia Lusitana de Frei Bernardo de Brito», comunicação apresentada no colóquio A Gallaecia em Portugal. Memória e Identidade, organizado pelo Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e pela Cátedra de Estudos Galegos, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 13 de Abril de 2012.

·      «The “Lei dos Jentios” manuscript (BPE, cod. CXV/27, n.º 3) and the early modern missionary treatises on gentilism», na mesa redonda L’hindouisme à l’époque de la première mode rnité, que terá lugar no CEIAS – Centre d'Études de l'Inde et de l'Asie du Sud da École des Hautes Études en Sciences Sociales, organizada pela Professora Doutora Ines Županov e pela Mestra Margherita Trento, no dias 14 de Novembro de 2011.

·      «Autores e temas eslavos na literatura portuguesa sobre o Turco (séculos XVI e XVII)», na 5th International Conference in the series Iberian and Slavonic Cultures in Contact and Comparison, organizado pela CompaRes – Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 14 de Maio de 2011.

·      «O “medo do Turco” na protogénese de uma ideia de nação europeia», no Congresso Internacional A Europa das Nacionalidades. Mitos de Origem: Discursos Modernos e Pós-modernos, organizado pela Universidade de Aveiro, dia 9 de Maio de 2011.

·      «A Breve noticia dos erros, que tem os Gentios do Comcão na Índia, atribuível a S. João de Brito, no contexto dos tratados seiscentistas sobre o “gentilismo”», no Colóquio Internacional Oriente-Ocidente: diálogos e cruzamentos, organizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 10 de Novembro de 2010. 

·      «Notas sobre o diálogo intercultural», em representação da Associação Agostinho da Silva na Conferência para o Diálogo Intercultural e Inter-Religioso, organizada pela Universidade Lusíada e pelos Jovens para o Diálogo Intercultural, na Universidade Lusíada, dia 26 de Novembro de 2008.

·      «Vieira e as fontes do profetismo da missionação portuguesa», no Congresso Internacional Padre António Vieira: Ver, Ouvir, Falar: O Grande Teatro do Mundo, no âmbito das comemorações do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira, organizado pelo Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus, dia 19 de Novembro de 2008.

·      «Prisciliano e priscilianismo: contributo para a discussão do conceito de ‘gnosticismo’», no Colóquio Internacional Gnose e Gnosticismo – Genealogias, Emergências, organizado pelo Instituto S. Tomás Aquino, pelo Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa, pelo Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa e pelo Instituto de Investigación sobre Liberalismo, Krausismo y Masonería da Universidade de Comillas, no Ateneu Comercial do Porto, dia 15 de Novembro de 2008.

·      «A questão de Deus na Literatura Mística Portuguesa do séc. XVI», no VII Seminário do projeto A Questão de Deus. História e Crítica, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenado pela Professora Doutora Maria Leonor Xavier, dia 30 de Maio de 2008.

·      «A Nau e o Graal no contexto das leituras míticas da Expansão Portuguesa», no III Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade, em homenagem a Dalila Pereira da Costa, organizado pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pela Universidade de Santiago de Compostela e pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, dia 19 de Maio de 2008.

·      «O estatuto do divino no estoicismo de Séneca», no VI Seminário do projeto A Questão de Deus. História e Crítica, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenado pela Professora Doutora Maria Leonor Xavier, dia 18 de Janeiro de 2008.

·      «Representações de Prisciliano e do priscilianismo na cultura e no pensamento portugueses», no VIII Colóquio Tobias Barreto, organizado pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, dia 15 de Outubro de 2007.

·      «Afinidades entre disciplina estóica e dharma do Buda: esboço de um estudo», no Colóquio Internacional O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa, organizado pelo Professor Doutor Carlos João Correia e pelo Professor Doutor Paulo Borges, no âmbito do projeto “A Filosofia e as Grandes Religiões do Mundo”, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 3 de Outubro de 2007.

·      «Tradition pentecostale et libertaire dans la pensée d’Agostinho da Silva», no Colóquio Internacional Agostinho da Silva – de la lusophonie à l’universalité; construction d’une pensée européenne, organizado pelo Centre José Saramago – Centre de Langue Portugaise CLP-ICA, UFR d’Études Romanes de l’Université Charles-de-Gaulle-Lille 3, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, na Université Charles-de-Gaulle-Lille 3, dias 23, 24 e 25 de Novembro de 2006.

·      «Hispânia como mito e como projeto na obra de Agostinho da Silva», no Colóquio Internacional Agostinho da Silva e a Cultura Galaico-Portuguesa, organizado pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela e pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela, dias 30 e 31 de Outubro de 2006; esta comunicação foi também apresentada no Colóquio Agostinho da Silva e a Ibéria, organizado pelo Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda, dia 3 de Novembro de 2006.

·      «Estratégias de conversão ao tempo de D. Gaspar de Leão, 1º Arcebispo de Goa: reconstituição histórica de uma controvérsia», no colóquio A Companhia de Jesus na Península Ibérica nos Séculos XVI e XVII (Espiritualidade e Cultura), organizado pelo Centro Interuniversitário de Estudos de História da Espiritualidade – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dia 28 de Maio de 2004.

·      «A Imagem dos Descobrimentos em Agostinho da Silva», no Colóquio Internacional Agostinho da Silva e o Pensamento Luso-Brasileiro, organizado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, pelo Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e pela Associação Agostinho da Silva, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 27 de Maio de 2004.

·      «Agostinho da Silva e os estudos de Cultura Clássica: o filólogo, o tradutor, o pensador», no colóquio Agostinho da Silva, um pensamento a descobrir, organizado pela Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, em Torres Vedras, no salão nobre ‑ Paços do Concelho, dia 24 de Abril de 2004.

·      «Propostas de Agostinho da Silva para um futuro próximo», no Ciclo de encontros dedicado a Agostinho da Silva, na livraria LerDevagar, em Lisboa, dia 4 de Dezembro de 2003.

·       «Tradição e Subversão nas Biografias de Santos de Teixeira de Pascoaes», no seminário Encontro com Teixeira de Pascoaes no cinquentenário da sua morte, organizado pelo Departamento de Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dia 29 de Abril de 2003.

·      «Do Cristianismo Primitivo à Religião do Espírito Santo no pensamento de Agostinho da Silva», no Colóquio sobre Agostinho da Silva, na Quinta da Regaleira, em Sintra, no âmbito da comemoração do 97.º aniversário natalício deste autor, no dia 15 de Fevereiro de 2003.

·      «D. Carlos de Teixeira de Pascoaes e os dramas do fim – Perspectivas da Revolução», no Congresso Internacional Pensadores Portuenses Contemporâneos (1850-1950), organizado pela Universidade Católica Portuguesa, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, dia 19 de Setembro de 2001.

·      «Inês de Portugal, de João Aguiar - Uma abordagem que faltava?»,  no encontro com João Aguiar na Escola Secundária de Mem Martins, em Março de 1998.

·      «Prestes João da Índia», participação no colóquio Marcas de Mar e Errância na Cultura Portuguesa, na Escola Secundária de Mem Martins, em Novembro de 1997.

 

 Arguição de provas científicas

·    Membro do Júri da tese de doutoramento em História apresentada por Raquel Drumond Guimarães à Universidade Federal de Santa Catarina, com o título Vestígios do Medievo nos Sermões do Padre António Vieira, realizada no dia 27 de Fevereiro de 2012

·    Presidente do Júri que avaliou o trabalho de projeto apresentado por Susana Maria Coelho Fernandes, com o título Um Olhar sobre a Carta de Pêro Vaz de Caminha: Uma Viagem! O Sonho!, na Área Científica de História e Cultura Portuguesa, à Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, orientado pela Professora Doutora Isilda Leitão, em Novembro de 2006.